A transformação digital na gestão de portfólios: tendências e inovações
A transformação digital tem tido um impacto significativo em diversas áreas e setores, sendo que a gestão de portfólios não é exceção.
Neste artigo vamos explorar algumas tendências e inovações e perceber como elas podem contribuir para otimizar a tomada de decisão e melhorar o desempenho dos portfólios de projetos.
Inteligência Artificial (IA): A utilização de inteligência artificial para análise de dados permite uma tomada de decisão mais rápida e baseada na informação existente, libertando os gestores de projeto e de portfólio para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
Machine Learning (ML): É uma aplicação de inteligência artificial que permite que as máquinas aprendam e melhorem o seu desempenho com o tempo. Essa tecnologia pode ser usada para ajudar os gestores de portfolio a analisar grandes quantidades de dados e a identificar padrões que podem ser úteis para a monitorização do desempenho do portfólio de projetos.
Análise Preditiva: Consiste numa técnica que utiliza dados históricos para prever eventos futuros. Pode ser usada para ajudar a monitorizar o desempenho de projetos e de portfólios, na medida em que permite identificar tendências, prever resultados, otimizar recursos e mitigar riscos.
Automação de processos: a automação de processos repetitivos pode reduzir a carga de trabalho administrativo, permitindo o foco em tarefas de maior valor.
Ferramentas de Colaboração em Tempo Real: Com o aumento do trabalho remoto, a utilização deste tipo de ferramentas, como plataformas de gestão de projetos e de comunicação, assumiram uma relevância incontornável. Com efeito, vieram facilitar o acesso à informação e permitir a colaboração em tempo real dos vários elementos das equipas, independentemente da localização física, bem como, maior transparência e comunicação, melhorando claramente o envolvimento das partes interessadas.
Integração de Ferramentas e sistemas: É uma tendência importante, que permite o fluxo de dados entre diferentes plataformas, facilitando o acesso aos mesmos e aumentando a eficiência.
Metodologias Ágeis: A adoção de metodologias ágeis na gestão de portfólio de projetos possibilita uma maior flexibilidade e adaptação às mudanças, além de promover uma cultura de inovação.
Se, por um lado, a transformação digital contempla um conjunto de oportunidades para a gestão de portfólios, como:
Tomada de decisão mais informada e eficiente: decorrente da disponibilização de melhores insights e consistência de dados;
Automação de tarefas repetitivas ou de menor valor;
Aumento de informação disponível em tempo real, nomeadamente ao nível da gestão e monitorização dos portfólios;
Análise preditiva, permitindo identificar tendências, fazer previsões e mitigar riscos;
Facilidade no acesso à informação, independentemente da localização física;
Mais comunicação e colaboração, facilitando o envolvimento de todas as partes interessadas;
Por outro, contempla também alguns desafios, para os quais os gestores e líderes têm de estar preparados. Esses desafios incluem:
Adoção e acompanhamento da evolução das novas tecnologias e tendências, como IA, Machine Learning, automação e ferramentas de colaboração e comunicação;
Capacidade para trabalhar e tirar partido das novas tecnologias, através de formação e requalificação dos gestores e membros das equipas dos projetos;
Problemas de integração e compatibilidade de novos sistemas ou tecnologias com o portfolio existente;
Resistência da equipa para adotar e se adaptar às mudanças que as novas tecnologias obrigam;
Mudanças culturais e de processos à medida que as tecnologias são integradas nos processos das organizações.
A transformação digital na gestão de portfólio de projetos não é apenas uma tendência de momento, mas uma necessidade, se considerarmos as análises que permite e a consistência de dados disponíveis em tempo real, possibilitando otimizar a tomada de decisão e o desempenho dos portfólios de projetos.
Acompanhar a evolução de tendências e inovações no âmbito da transformação digital, como IA, Machine Learnig, automação, etc, e estar preparado para os desafios que acarretam, deve ser também uma estratégia para as organizações se manterem competitivas e determinante para o sucesso das mesmas no futuro.